A sustentabilidade envolve atender às necessidades humanas preservando ao máximo os recursos naturais, sem comprometer as futuras gerações com o impacto na natureza.
Este termo surge da necessidade de discussão a respeito da forma como a sociedade vem explorando e usando os recursos naturais, pensando em alternativas para evitar que esses recursos se esgotem.
Atualmente, fala-se sobre desenvolvimento sustentável em todos os setores da sociedade e no ramo da engenharia civil não poderia ser diferente, aliás, é uma das áreas que mais consome recursos naturais e gera resíduos.
Vantagens de Projetos Sustentáveis
Na construção civil, além da minimização de desperdícios, cada material e técnica moderna pode oferecer benefícios nas dimensões econômicas, socioculturais e ambientais, com:
- Redução de custos;
- Durabilidade dos materiais;
- Reaproveitamento de recursos;
- Aumento na produtividade na construção;
- Produção de estruturas mais resistentes;
- Valorização do empreendimento;
- Melhor argumento de vendas, uma vez que o conceito de sustentabilidade é cada vez mais valorizado;
- A sustentabilidade na prática
Já cientes de como a sustentabilidade se tornou indispensável para preservar o meio ambiente e se destacar no mercado da construção civil, chegou a hora de conhecer as melhores práticas para esse cuidado.
Consumo de energia
O mundo passa por uma crise energética, em que as necessidades estão crescendo enquanto o potencial de produção se mantém o mesmo. Para isso, a grande aposta está em fontes renováveis, geradas sem grandes impactos ao meio ambiente, como a energia solar fotovoltaica, que é capaz de atender a demanda mundial sem emissão de gases.
Novas tecnologias e modernidade
O gerenciamento correto das etapas de uma obra pode ser otimizado com tecnologia, como a utilização de softwares, que contribuem de maneira a economizar energia e recursos, já que com eles tudo pode ser feito da maneira mais produtiva possível, sem desperdícios.
Atualmente, há diversos softwares que auxiliam na elaboração de projetos, tornando o cálculo de materiais de construção mais assertivo.
Uso consciente da água
Na construção civil é necessário ter esse cuidado, pois a água é um dos materiais mais utilizados em todo o processo. A instalação de calhas durante a construção é uma das maneiras de captar a água da chuva e armazenar para uso posterior.
Além da prática reduzir gastos a partir da reutilização da água da chuva, é extremamente benéfica para a região em torno de um canteiro de obra, pois, evitar que a água utilizada na construção seja jogada, diretamente em via pública, significa reduzir os riscos de enchentes em períodos de chuva.
Vale lembrar que o tratamento correto de água e esgoto também deve ser feito antes do descarte, para impedir contaminações.
Aderir a sustentabilidade nos projetos de construção civil é um meio de preservar o meio ambiente, mas também oferecer uma melhor qualidade de vida para as pessoas que irão usufruir do empreendimento.
É com esse pensamento que a HJCON transforma cada vez mais a vida das pessoas, atendendo à demanda de projetos inteligentes e sustentáveis por meio do compromisso com as pessoas, os profissionais e o meio ambiente.